11 de fev. de 2008

O CHÁ QUE NÃO É UMA BEBIDA

ABRAHAM SHAPIRO

Eu gosto de tomar chá. Quente ou gelado, é sempre uma boa alternativa. Meus estudos a respeito do comportamento humano no trabalho me levaram a descobrir que chá também funciona maravilhosamente no desenvolvimento de carreiras profissionais.

Bem. Eu não estou falando de chá de ervas ou frutas. Refiro-me a uma abreviatura de três atributos essenciais a qualquer profissão.

Um bom profissional precisa de C de competência, H de habilidade e A de atitude: CHÁ.
O que é competência? Diz respeito à coleção de conhecimentos que cada pessoa adquire durante a vida – seja na escola, no dia-a-dia ou nos relacionamentos com pessoas.
Habilidade é o nome que se dá à capacidade de colocar em prática as competências, ou seja: usar o conhecimento para fazer coisas diferentes e criativas.

Mas todos sabem que ter competência e habilidade no trabalho não basta. É importante prontificar-se para "usar" estas características quando necessário. Há pessoas que só agem quando mandadas. Atitude é a disposição interior para agir. É uma postura para a ação. É a iniciativa de fazer algo.

Visualize quanto é importante ter estes três atributos e mantê-los em equilíbrio para se alcançar o sucesso profissional. Faça uma análise pessoal de como está o seu desempenho no trabalho e veja se não existe a carência de desenvolvimento em um desses três pontos. Veja o seguinte caso.

O Francis é um excelente financeiro. Utiliza a calculadora HP 12C com excelência. Ela resolve seus problemas rapidamente, ajudando-o a tomar decisões sobre taxas de juro, prazos, fluxos etc. O único problema que ele enfrenta está na demonstração das informações para a sua diretoria. Falta ao Francis maior habilidade na criação de planilhas e gráficos. Após tomar referências, ele descobriu uma escola que oferece um curso de Excel com foco sobre finanças. Inscreveu-se e, após três meses de estudo e prática, seu problema está resolvido. Toda a competência que ele já tinha em precedimentos e operações financeiras ficava comprometido pela falta de habilidade em apresentá-los aos seus superiores cada vez que esta necessidade surgia. Com uma atitude acertada, Francis incrementou novos conhecimentos ao seu acervo pessoal e desenvolveu uma habilidade que, a partir de agora, valerá mais respeito e conforto para ele. É assim que se muda uma fraqueza em força.

Assim, como nossas mães nos davam uma boa xícara de camomila ou erva-doce para curar uma dorzinha de barriga e logo sarávamos, não se esqueça de que os problemas de desempenho profissional também são curados com o CHA da competência, da habilidade e da atitude.

Portanto, não fique esperando. Aja!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473