21 de fev. de 2008

O VALOR DAS PESQUISAS

ABRAHAM SHAPIRO

No livro O LÍDER GENIAL, Jack Trout recomenda não se encantar com aquela pesquisa que diz ser a sua empresa a primeira em "sei lá o que".

O conselho que ele dá é drástico. Diz ele: “Estude tudo o que existe sobre pesquisa de marketing e você verá que, o gasto incrível que já se fez com isso parece não ter ajudado a maior parte das empresas que hoje estão cheias de problemas”.

A psicologia prova que é normal que as pessoas falem de uma maneira e ajam de outra. Quando você pergunta por que alguém comprou determinado produto, a resposta não é geralmente precisa nem útil. Ninguém sabe com exatidão quais os motivos de ter comprado as coisas que compra.

Há pouco tempo, foi feito um estudo de percepção sobre liquidificadores nos EUA. Pediram aos consumidores, que se lembrassem do maior número de marcas possível. A General Electric, foi a segunda mais lembrada, embora não fabricasse liquidificadores há mais de 20 anos.

Há alguns anos, a DuPont encomendou um estudo no qual os entrevistadores paravam cinco mil mulheres, a caminho do supermercado e perguntavam que itens e que marcas elas iriam comprar. Se alguém tivesse apostado dinheiro nos resultados dessa pesquisa, já teria perdido até a roupa do corpo.

Quando os entrevistadores averiguaram as compras das mesmas mulheres na saída do supermercado, só três em cada dez haviam comprado a marca específica que tinham dito que comprariam. Sete em cada dez compraram outras marcas.

Portanto, pense bem antes de festejar. Se você é o mais lembrado, você será o mais consumido?
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473