2 de mar. de 2008

O CHEIRO DA LOJA E A DECISÃO DE COMPRA DOS CLIENTES

ABRAHAM SHAPIRO

De uns tempos para cá, está cada vez mais difícil conseguir alguma vantagem competitiva com base nos 4 P’s do Marketing: Preço, Praça, Produto e Promoção.

Enquanto isso, comerciantes desconhecem pesquisas dedicadas ao estudo do comportamento do consumidor. Descobertas sobre as complexas variáveis que compõem o desejo de compra buscam prever e compreender a forma como os indivíduos decidem gastar seu tempo, dinheiro e esforço em atividades relacionadas ao consumo.

É neste contexto que desponta o Marketing Sensorial, um campo fértil e amplo para se estabelecer diferenciais de mercado.

O cliente está exposto a uma série de estímulos sensoriais que chegam a ele através do tato, visão, audição, paladar e olfato. Portanto, a atmosfera de uma loja terá impacto positivo ou negativo sobre as emoções e os comportamentos destes clientes.

Focalizemos o odor, por exemplo.

Ao entrar na bonita e bem organizada loja de confecções femininas de um Shopping, a jovem senhora sente o odor de tecidos e embalagens plásticas em que se guardam as peças nas prateleiras.

Compare, agora, esta atmosfera descrita com outra na qual o odor constante e leve de uma essência de capim cidreira predomine e iniba todos os demais odores.

É fácil para qualquer um imaginar qual das duas situações é mais atrativa.

O modo como os clientes se sentem, afeta o que eles têm vontade de comprar. Além dos bolsos, as pessoas têm algo que pouquíssimos comerciantes sabem explorar: a sensibilidade.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473