25 de fev. de 2008

A ARTE DA PERSUASÃO

ABRAHAM SHAPIRO

Quando as corretoras americanas Smith Barney e Salomon Brothers fizeram sua fusão empresarial, há alguns anos, deram origem a um dos maiores grupos financeiros do mundo. Mas, como é normal em fusões, centenas de empregados perderam o emprego.

Como dar uma notícia destas sem dramas?

A atitude de quem dá a notícia pode fazer a diferença.

O chefe de RH de uma das empresas fez um discurso sombrio e ameaçador. Ele disse: “Não sei o que fazer. Vou direto ao assunto. Tenho que despedir metade do pessoal e ainda não sei como tomar essa decisão”.

Já o seu equivalente na outra empresa saiu-se muito melhor. Ele disse: “Acho que a nova companhia será apaixonante para o nosso trabalho. Temos a sorte de contar com pessoas talentosas nas duas organizações. Tomaremos decisões o mais depressa possível, mas só depois da certeza de termos sido justos”.

O diretor-geral de RH da empresa que resultou da fusão, disse que os funcionários que pertenciam ao segundo grupo se tornaram muito mais produtivos. Eles estavam entusiasmados com o potencial da situação. E sabiam que, mesmo que acabassem sem o emprego, a decisão teria sido justa. Mas, no primeiro grupo, todos ficaram desmotivados e inseguros.

A arte da influência pressupõe saber lidar com as emoções das pessoas. Neste caso, podemos dizer que ambos os chefes exerceram a sua influência — só que de formas opostas.

Profissionais excelentes emitem sinais emocionais. Isto os tornam comunicadores poderosos, capazes de conduzir um grupo de pessoas. Em resumo, eles são líderes.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473