28 de fev. de 2008

COMO ESCOLHER MÚSICAS PARA O AMBIENTE DE UMA EMPRESA?

ABRAHAM SHAPIRO

Há um supermercado em Londrina que insistentemente exibe músicas evangélicas em seus alto-falantes. Como consumidor, conversei com a proprietária a respeito e ela remeteu-me à gerência. Tentei expor que, numa cidade deste porte e numa loja não especializada, nem músicas evangélicas, nem católicas, Judaicas ou Islâmicas deviam ser usadas como ambientação. A razão é muito simples: os clientes que professam uma religião que não seja a cantada nas músicas poderiam se sentir constrangidos. Eles talvez sejam mais educados do que eu ou temam que, expressando algo contra músicas que falam sobre fé serão partidos em pedaços por um raio que virá dos céus. Ficam insatisfeitos, porém, calados.

Esta situação também valeria para música sertaneja, música clássica ou folclórica de algum país.

A questão é: qual música deve ser usada no ambiente de uma empresa? Resposta: uma sonoplastia neutra, que não represente qualquer tendência ou preferência de um grupo ou tribo específica. Mas onde encontrar isto? Há profissionais que prestam este serviço de grande valor: os DJ’s, por exemplo.

A verdade é que somente duas regras jamais poderão ser esquecidas na escolha de música ambiente de empresas não especializadas:

1ª: O gosto particular do dono é o único que jamais deverá ser tomado como base.

2ª: Nunca acreditar que os negócios da empresa serão bem sucedidos só pelas músicas cantarem a salvação ou versículos de um livro sagrado o dia todo. Parece brincadeira, mas para muita gente isto é a verdadeira e única definição de inferno.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473