8 de fev. de 2008

A FORÇA DO MARKETING BOCA A BOCA

ABRAHAM SHAPIRO

A Nintendo promoveu o lançamento do seu mais recente console para videogames adotando uma ação que pode parecer banida do século XXI. A fabricante japonesa resolveu recrutar e treinar grupos de mães de diversas partes dos Estados Unidos para convencer o seu círculo de amizades de que a nova engenhoca era o divertimento ideal para a família.

Os resultados de vendas foram um grande sucesso.

A Nintendo entrou para o clube dos que adotam a propaganda boca a boca como ferramenta institucionalizada de marketing. Por isso está em crescimento acelerado.
Fazem companhia à Nintendo: Nestlé, Sony, Philips e várias outras.

Os especialistas dizem que a propaganda boca a boca potencializa as demais modalidades de comunicação. Aliás, a nova febre mercadológica nos EUA se chama Marketing Boca-a-boca 2.0, uma ferramenta singela e simples.

O primeiro passo consiste na seleção de voluntários. São freelancers de todos os EUA, convocados para a divulgação dos produtos da empresa. Na seleção, as mulheres - especialmente as mães - levam vantagem, por causa de sua rede de contatos na escola e demais atividades dos filhos, além dos colegas de trabalho.

Os voluntários são remunerados de acordo com um formulário que preenchem. O voluntário que trapaceia é imediatamente descartado, pois o monitoramento das atividades é feito em tempo real por agentes de confiança espalhados em todo o país.
Certas coisas não morrem nunca. O discurso que sai da boca de um cliente satisfeito continua sendo um ganho poderoso. As grandes empresas não se esquecem disso.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473