14 de fev. de 2008

A FUNDAÇÃO ZERI

ABRAHAM SHAPIRO

A Fundação Zeri é uma rede global de mentes criativas, que buscam soluções para os desafios mundiais. Zeri é o acrônimo em inglês para Zero Emissions Research & Initiatives - Pesquisa e Iniciativas nos temas das Emissões Zero.

Ela chegou ao Brasil em 1996 e conseguiu demonstrar que a casca, as folhas e o caule do pé de café são ótimos para o cultivo do cogumelo shiitake. A cafeína ajuda o shiitake atingir a maturidade em três meses, ou seja, seis meses menos do que os cogumelos chineses cultivados em troncos de carvalho. É mais eficiente por causa do tempo menor, gera mais fluxo de caixa, é mais lógico porque em vez de cortar toras de carvalho usa resíduo de café, e tem maior produtividade, pois, cria empregos.

E não é só.

Os resíduos que sobram do cultivo do shiitake ficam enriquecidos de proteína e perdem a cafeína. Com isso podem ser convertidos numa ração ideal para gado bovino, suíno e aves.

Existem, hoje, dois mil fazendeiros na Colômbia cultivando cogumelos, gerando renda e alimento a 10 mil crianças. É um pequeno passo. Mas há esperança de que, em uma geração, todas as fazendas de café poderão se converter em fazendas de café, cogumelo e gado.

Resíduos que não eram comestíveis tornam-se alimento graças a um sistema integrado que usa um cogumelo saudável como base, para geração de emprego e renda – um exemplo poderoso de como estratégias empresariais podem fazer as pessoas mais felizes... e o mundo um lugar melhor para se viver.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473