3 de fev. de 2008

O PÃO DE CADA DIA

ABRAHAM SHAPIRO

Uma dica especial: passe tempo com as pessoas “menos graduadas” de sua empresa. Uma pequena atenção pode ter um grande resultado. Um presente especial que você pode oferecer ao seu pessoal interno é levá-los para conhecer os clientes.

As pessoas nas bases de finanças, logística, produção, controle de qualidade, call-center têm o poder de fazer milagres acontecerem por você. Mas elas só os farão se estiverem com a mente voltada para isso.

Tipicamente, os vendedores tratam os funcionários subalternos como primos pobres de segundo grau, ou ainda pior, como “barreiras para ganhar a venda”. Não é de surpreender que aqueles funcionários humildes dificilmente se encontram dispostos a ajudar os vendedores.

Os clientes são o maior benefício de qualquer empresa, inclusive da sua. Você não acha interessante, portanto, que TODOS os membros da organização os conheçam?

Comece a falar dos clientes nos ambientes onde eles nunca são sequer mencionados. Diga como eles são, como pensam, o que fazem em suas empresas, como estão realizando negócios... enfim, transforme os clientes naquilo que eles realmente são: a parte mais importante da SUA PRÓPRIA EMPRESA.

Fale de clientes exatamente para aqueles funcionários que nunca sequer imaginam que eles existem. Fale para aqueles que pensam que trabalham para você.

Mostre que NÃO É VOCÊ, mas os clientes é que são os patrões. E como sempre, aconselho que você comece pelo conceito da palavra “cliente”. Uma sugestão bastante sensibilizadora pode ser: “O pão nosso de cada dia chama-se CLIENTE!!!”

Sabe o que vai acontecer depois disso? Você verá o milagre da multiplicação dos pães acontecer realmente. E, aviso, isto não é uma metáfora!!!
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473