3 de fev. de 2008

SUA EMPRESA TEM ALMA?

ABRAHAM SHAPIRO

Na Igreja de San Pietro de Vincoli está a famosa escultura de Moisés, feita por Michelangelo. Há uma lenda sobre ela. Contam que, ao concluí-la, o gênio ficou tão impressionado com a sua perfeição que, lançando contra ela seu martelo, exclamou: ”Parla!”.

O poder da fala é a expressão mais pura de humanidade. Embora o raciocínio do ser humano seja superior ao de outras formas de vida, o que o faz especial é sua habilidade de verbalizar idéias e sentimentos. Dizem os místico, que o poder da fala se deve à alma. Segundo eles, por mais perfeita que fosse a escultura de Moisés, ela jamais poderia falar porque carece de uma alma.

Mas o que isso tem a ver com o mundo dos negócios? Pois digo, tudo. No geral, ser diferente da concorrência, condição premente nos dias de hoje, exige criatividade e recursos. Não é fácil vencer a desgastante tendência de perecer-se com os concorrentes e tornar-se insignificante aos olhos do consumidor.

Segundo Al Ries e Jack Trout, autores do livro POSICIONAMENTO:A BATALHA POR SUA MENTE, mais do que um produto melhor, a empresa precisa preocupar-se em produzir uma percepção melhor, quer dizer, ser diferente aos sentidos do cliente. Outro autor, Seth Godin, em sua obra Todo Marqueteiro é Mentiroso, explica que a empresa deve “falar” com o cliente contando uma história cuja lógica se encaixe em suas crenças e convicções. É o que faz a Intel, fabricante de processadores, por exemplo, na campanha do “Eu Mereço”, ou a Skol ao propagar que é “a cerveja que desce redondo”. A idéia é atrair o cliente que se identifique com a história, a crença por trás da mensagem.

Não é difícil construir uma organização. Basta ter uma ideia vendável e capital para implantá-la. Contundo, fazê-la “falar” com o cliente é algo que suplanta, em muito, as receitas da administração convencional. É preciso que ela tenha uma alma.

Na pratica, o que é a alma de um negocio?

Normalmente, toda a empresa é um conjunto de pessoas. Ela é movida por idéias, visões, objetivos e resultados. Estes parâmetros devem estar alinhados às idéias, visões, objetivos e resultados dos que a gerem. A alma da empresa é a alma daqueles que a fazem funcionar.

Você deseja saber quais as reais perspectivas de sua empresa? Conheça as pessoas que nela trabalham. Em que elas acreditam? Como reagem aos fatos? O que fazem para tingir resultados? Então verifique o que há em comum entro o perfil das pessoas e os objetivos da empresa. Quanto mais intersecções existirem, melhor. Invista em treinamentos e ações que promovam a identificação. Jogue o foco na “afinação” entre estas pessoas e os objetivos da empresa.

Elimine – a qualquer custo – os funcionários que destoam da cultura da organização. Afaste e substitua os que deixam a desejar em energia, entusiasmo, noção de esforço e equipe. A partir disso é que a empresa estará pronta a aprender a “falar”.

Milhares de empresas estão aparentemente bem. Rotinas e procedimentos estão bem ajustados. São maravilhosas obras de arte. O problema é que não “falam” com seu público. Não emocionam. Se é o seu caso, dedique seu tempo e análise para mudar isso. É urgente! Entenda definitivamente o conceito de diferenciação e busque o que melhor se adapte à sua realidade. Não se conforme, renove. Reinvente seu negócio, busque insuflar nele uma alma que o personalize. Só assim, fará “Moisés” falar, superando, até mesmo, o grande Michelangelo. ______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473