19 de fev. de 2008

COMPROMISSO DE TODOS COM O CLIENTE

ABRAHAM SHAPIRO

Quais são os sintomas de que sua empresa não está suficientemente organizada para atender seus clientes de modo satisfatório e, por isso, crescer? Esta pergunta foi-me feita quando visitei uma empresa de equipamentos rodoviários do sul do país, recentemente.

Basicamente, são três os indicativos de que há problemas no atendimento pleno ao cliente:

1º. Os funcionários pensam que atender a clientes seja uma tarefa do departamento de vendas ou marketing;

2º. A empresa não tem um programa de treinamento que crie e desenvolva "cultura de cliente", ou seja, que fale com clareza quem são os seus clientes e o que esperam daquele negócio;

3º. A empresa não incentiva os funcionários que dão um tratamento excepcional ao cliente.

Entenda o raciocínio. Ter o pessoal da contabilidade lidando com papéis, os engenheiros criando projetos e os mecânicos executando a montagem, pressupõe que “atender clientes” seja uma tarefa para vendas e marketing.

Mas a verdade é que qualquer departamento poderá prejudicar as relações com os clientes que ficam furiosos, quando o produto apresenta defeito, quando a entrega atrasa ou quando a fatura está errada. Assim, a empresa perde seus clientes sem que o mkt ou vendas tenham culpa.Conheça bem o seu cliente.

Fique atento a esta dica. Implante uma cultura de cliente dentro de sua empresa. Todos os departamentos precisam conhecer os clientes com quem lidam e participar de ideias, cujo objetivo seja promover a total satisfação deles.

Saiba que, apesar do trabalho que isso dará e do investimento, nada será mais saudável e marcante para atingir os resultados que talvez, há anos, você não tenha conseguido obter.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473