18 de fev. de 2008

NUMA EMPRESA, TODOS ESTÃO DECIDINDO

ABRAHAM SHAPIRO

Cada colaborador de uma empresa toma, cerca de, 100 decisões por dia, independentemente da função que exerce.

Cada decisão – seja ela pequena ou grande – tem o poder de tornar boa uma estratégia ruim ou de destruir uma estratégia razoável.

Funcionários exercem mais julgamentos sem supervisão direta do que se imagina. Se eles são pessoas preparadas, não há problema algum. Mas quando não são, sua empresa fica exposta a mais riscos do que os calculados.

É impossível dispor de um sistema que garanta que todos saberão o que fazer em cada instante. Mas há meios de estabelecer uma cultura pela qual seus colaboradores aprenderão a tomar decisões certas crescentemente, criando vantagem sobre a concorrência.

O que pode ser feito?

Treinar é a primeira ação. Você pode ter um programa de treinamentos em que sua empresa seja apresentada detalhadamente para os funcionários. Você pode agregar aspectos da história da empresa, de suas várias fases de crescimento, suas propostas, estratégias, até chegar no planejamento atual. E não se esqueça de que uma das coisas mais importantes é falar de clientes: como são, o que esperam, o que buscam e desejam.

Se você é do tipo que controla todo mundo e pensa que por isso todos fazem coisas certas, comece a mudar seus conceitos. Ninguém pode ser 100% controlado. Assuma, que é melhor seu funcionário sentir-se bem e decidir em favor dos princípios da empresa, a ter motivos para se vingar de você, quando ele estiver tratando diretamente com o cliente. Para isso, ele vai precisar de carinho e de instrução. Ou você vai deixá-lo adivinhar o que deve ser feito?
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473