30 de nov. de 2007

ESPIRITUALIDADE NA EMPRESA

ABRAHAM SHAPIRO

Espiritualidade no ambiente de trabalho é um tema que vem ganhando crescente atenção nestes últimos anos. O que antes era quase um tabu, hoje floresce na atmosfera organizacional como medida estratégica .

Todos, sem exceção, desejam encontrar o real valor de cada coisa de que participa ou realiza. Por mais que dinheiro pareça suficiente para motivar um trabalhador, a prática mostra que isso não é verdade. Qualquer ser humano deseja viver uma vida com significado, ganhando muito ou pouco.

É por isso que grandes empresas abriram espaço às manifestações e necessidades religiosas de seus funcionários nos últimos anos. Aproveitando um horário de ócio após o almoço ou no início da jornada diária, cristãos, judeus, muçulmanos, budistas e outros grupos se reúnem e praticam alguma forma de culto ou reflexão conjunta em seus locais de trabalho.

O que acontece como resultado? Situações anteriormente insolúveis ou desfavoráveis passam a contar com energia nova por parte de quem mostrava-se alheio aos problemas. Muitos dos que antes externavam somente envolvimento profissional, passaram a atuar proativamente, comprometidos com o ideal comum.

Certa vez, Carl Jung, um dos pais da psicologia moderna, declarou: “O maior problema de cerca de um terço de meus pacientes não é diagnosticado clinicamente como neurose, mas resulta da falta de sentido de suas vidas vazias. Isto pode ser definido como a neurose geral de nossa época.”

Se a vida precisa de um sentido, a empresa está incluída neste contexto. ______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473