7 de nov. de 2007

PARA QUEM EXISTE A MINHA EMPRESA?

ABRAHAM SHAPIRO

Uma das tarefas mais importantes de quem vende é avaliar que produtos vai oferecer e para quais clientes.

Não é possível agradar a todos clientes. É simplesmente impossível que uma empresa tenha produtos que todo mundo queira. Se você quer isto, cuidado. Pode ser uma esquizofrenia nos negócios.

Ela pode gostar de peixe. Eu gosto de carneiro. Ele precisa de roupas grandes. Eu sou baixo e uso roupas adequadas ao meu tamanho.

O sucesso está em pensar: “Para quais clientes eu consigo oferecer algo muito, muito especial?” “Quem realmente precisa do que estou vendendo?” “Se eu saísse do negócio, quem sentiria minha falta?”

Depois que você descobrir quem são esses clientes, o melhor a fazer é se concentrar neles. Não perca tempo com os demais. E ofereça um serviço muito bom.

Não é maravilhoso quando um garçom, no restaurante, pergunta se o filé está no ponto que você pediu? Ou se a refeição está boa? Com isso, ele comunica cuidado e conforto.

O vendedor deve estar constantemente presente para eliminar qualquer desprazer, porque o natural é que o cliente não consuma. A missão do vendedor é fazer que o cliente compre e continue comprando. Ele tem que trabalhar para manter o cliente entusiasmado em comprar.

Se o seu objetivo é estar à frente de todos que atendem bem, parabéns. Então, cuide da felicidade de seu cliente. Mostre a ele que você é capaz disso de todos os modos possíveis. Mas não deixe que ele se esqueça disso. Jamais!
______________________


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473