6 de nov. de 2007

DIFICULDADES DE VENDEDORES

ABRAHAM SHAPIRO

A falta de informações corretas sobre produtos ou serviços que vendem é a maior dificuldade dos vendedores.

É comum ,vê-los saindo das reuniões sobre produtos cheios de dúvidas, sem um local ou pessoa de acesso para esclarecê-las. Eu já conferi de perto. Pedi uma apresentação. Muitos nem sabem por onde começar. E vendedor que não sabe apresentar o que vende, está morto.

Falta qualidade e quantidade de informações. O trágico é constatar que esse déficit acontece até mesmo em empresas que têm departamento de marketing.

Um vendedor gasta 50% de seu tempo procurando respostas às perguntas com que os compradores os encurralam. Reduzindo pela metade esse tempo e fornecendo as informações de que necessita, ele teria mais sucesso nas vendas.

Como melhorar isso? Se sua empresa tem um website, você pode dedicar uma área só para informações sobre produtos. Disponibilize texto, desenhos, exemplos de utilização, benefícios e muitos outros detalhes. Os vendedores usarão e as pessoas que desejam conhecer melhor os produtos ou serviços também. Qualquer informação confidencial pode ficar em uma área sob senha do site.

Mas atenção. Se sua empresa tem pessoal de marketing, faça-os criar facilidades para os negócios. Averigúe se não estão perdendo tempo demais com reuniões sem finalidade.

Conheci uma empresária que, após contratar um profissional especialista em produtos, passou tanto tempo em reunião com ele, que acabaram se casando. O que era para ser trabalho virou romance. Quando a ilusão se foi, a empresa estava abandonada. O amor não segurou nem a empresa e nem o casamento. Veio a falência e, depois, o divórcio.

Moral da história: é melhor trabalhar e evitar confusão.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473