2 de nov. de 2007

O ALVO INTERNO DAS PEQUENAS EMPRESAS

ABRAHAM SHAPIRO

As pequenas empresas carecem de um modelo de administração muito severo. Todo cuidado é pouco em evitar gastos que não sejam importantes para o giro do negócio, mas é difícil.

O comportamento do administrador tem tudo a ver com o sucesso da empresa. Se ele tem consciência profunda e real das restrições a que está submetido, a tendência é o negócio dar certo, o horizonte ir se abrindo aos poucos e sua base financeira prosperar a patamares mais altos.

Grandes negócios foram muito pequenos no princípio e, graças a rigorosidade, sensibilidade dos dirigentes e forte aprendizagem, tornaram-se grandes impérios. É o caso do Grupo Sílvio Santos, Casas Bahia, Banco Safra, Ponto Frio e outros.

Um aspecto importante para a boa gestão de uma empresa pequena é o conhecimento. Itens como o preço justo, custos, controles financeiros, relacionamento bancário e outros, não são apenas necessários, mas crucial conhecê-los.

Para isso, os serviços especializados podem ajudar mais do que se imagina. Com boa vontade e disposição chega-se rapidamente a um ótimo nível de entendimento e compreensão de como conduzir a empresa proativamente para o crescimento.

Para selar estas colocações, vou falar uma frase que li em um livro de um dos maiores papas em pequena empresa dos Estados Unidos. Sugiro, até, que você imprima em uma folha e pendure em um lugar onde possa ler. A frase é: “A administração de uma pequena empresa é a arte do essencial. É tirar o máximo do mínimo”.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473