1 de nov. de 2007

A CONFUSÃO DE MEU RELÓGIO DE GINÁSTICA

ABRAHAM SHAPIRO

Ganhei um relógio que controla o ritmo do coração.

Suponho que essa coisa me permite controlar os batimentos cardíacos durante meus exercícios físicos. É um produto notável, uma vez que muda o meu modo de pensar sobre algo que faço meia hora por dia.

Entretanto e infelizmente, a empresa que o fabrica está tendo dificuldades em atingir consumidores além do pequeno segmento de pessoas que se exercitam regularmente.

Por quê? Bem. Talvez uma frase, extraída do manual incrivelmente ruim de instruções seja uma pista. Escute só: “Ao clicar o dispositivo de ajuste de seu relógio para ginástica, você terá acesso aos itens de regulagem”.

Tudo bem. Eu apertei o botão que eles mandavam. Sabe o que apareceu no display? “Exe. Time. Reco. HR.Tot Time. Zone. Above. Below....” Tudo ao mesmo tempo.

Uma loucura? Cheguei a pensar “será que é uma brincadeira?”

Até agora não sei como usá-lo e tenho vergonha disso. As instruções não funcionam.

Fico tão chateado que não o recomendo para os amigos. Quando chega alguém do meu lado, na academia, eu puxo a manga da blusa para cobri-lo ou viro o visor para baixo. Receio que alguém me pergunte o que é.

O fabricante poderia fazer tudo diferente. Que tal um modo básico de iniciação que desligue 90% das funções e faça apenas o relógio desempenhar a função principal? Seria um incentivo bárbaro. O que aprendo com isso? Não subestime a inteligência dos clientes. Mas, por favor, SEJA SIMPLES em tudo o que fizer.

______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473