14 de nov. de 2007

PROVISIONAR É PRECISO!

ABRAHAM SHAPIRO

Saber provisionar recursos é um segredo de sucesso na economia doméstica e muito mais na empresa.

Quando o assunto é poupar, fazer reserva ou guardar para o futuro todos se lembram da história da cigarra e da formiga - aquela em que a cigarra cantava enquanto a formiga trabalhava dobrado juntando provisões para o inverno. Você vai pensar que sou um louco quando eu disser que, sob a ótica dos negócios, a cigarra e a formiga não são duas entidades diferentes e separadas. Elas representam dois estados possíveis de um mesmo indivíduo, e há enormes chances de que este indivíduo seja você.

Tente entender. Com vendas altas, produção organizada e lucro garantido, a tendência natural do empresário é acreditar que tudo está sob seu controle e sempre será assim. Ele não se preocupa em poupar, mas se deixa encantar pela falsa segurança de que a vida toda será de “vacas gordas”. Esquece-se de que as crises são cíclicas - são como as estações do ano: vão e voltam. Logo, ele se vê obrigado a apertar o cinto, superar a ilusão. Mas, às vezes, é tarde demais e marmelada na hora da morte mata de congestão.

O empresário sólido adota o modelo administrativo de José do Egito, o jovem Judeu da Bíblia que se tornou governador das terras do faraó, há quase 3.800 anos. O segredo desta sabedoria? Em uma só palavra: provisionamento.

Se você deseja ser um sábio nos seus negócios, trabalhe duro e guarde dinheiro quando tudo está indo bem. Esforce-se como a formiga nos dias quentes e, assim, você poderá cantar, como a cigarra, sem arrependimentos, quando chegar o inverno e os dias de crise.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473