23 de nov. de 2007

UM SÁBIO CHAMADO RENATO BERNHOEFT

ABRAHAM SHAPIRO

O Dr Renato Bernhoeft é o maior especialista brasileiro em sucessão familiar, com 13 livros sobre este assunto. Conhece na intimidade clãs empresariais formados em torno de sobrenomes como Diniz, Fontana, Gerdau e outros tantos.

Tive a honra de conhecê-lo pessoalmente e constatar que é um homem sábio.

Uma das coisas que ele observou é que o herdeiro normalmente não sabe quais as reais dificuldades que o fundador da empresa enfrentou para criá-la e fazê-la crescer. Este é um dos motivos porque 67% das empresas familiares não ultrapassam a segunda geração.

Qual o conselho com que ele orienta o empresariado? Conte a sua história para os seus filhos e para os seus netos. Parece algo singelo demais. Mas é poderoso. Fale a eles sobre os obstáculos e desafios. E não se esqueça do esforço real para superá-los.

Um filho ou neto que recebe uma herança desconhecendo a luta de quem a construiu, tende a encará-la como algo fácil e sem valor. “Pai rico, filho nobre, neto pobre” é um ditado que se originou exatamente desta situação.

Os descendentes desinformados chegam a achar que “na época do vovô, ganhar dinheiro era muito fácil”. Quem recebe com facilidade, deixa ir com facilidade.

Transferir a história é um quesito tão importante, ou talvez mais, do que a transferência do patrimônio, pois, desta forma, os valores fazem parte da riqueza, e não apenas os bens.

O sentido de cada situação é a razão de sua continuidade. Tudo o que possui um significado, nesta vida, tem maior probabilidade de se perenizar. A explicação é simples e pode ser resumida pelo pensamento do famoso filósofo alemão, Nitzsche: “Quem tem um porque, enfrenta qualquer como.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473