11 de nov. de 2007

A EMPRESA COMO UM CORPO

ABRAHAM SHAPIRO

Uma empresa é como um corpo. Ser um corpo significa que cada parte faz coisas para as outras.

No corpo humano toda célula exige oxigênio para realizar sua função. O oxigênio é inalado pelo nariz e processado pelos pulmões. Da mesma forma, cada parte do corpo precisa ou deseja comer, beber, pensar, falar, caminhar. Alguns tecidos, órgãos e membros assumem a tarefa e o fazem para todos os outros. Quando a boca fala, não é uma boca falando, mas o corpo inteiro. Quando o cérebro pensa, mesma coisa. O benefício é de todos.

O conceito de corpo está ligado ao fato de que uma ação de uma das partes é uma ação do todo. Não é coincidência a relação deste com o conceito de sistema.

Qual o motivo por que existem vários departamentos em uma organização. Não é para que sejam independentes e autônomos. Mas para que, realizando ações específicas – o vendedor cumprindo o plano de marketing, o financeiro organizando o fluxo de caixa etc – todos alcancem eficiência e se beneficiem com bons salários, garantia de emprego, lucro e muito mais. Isso exige que todos tenham consciência de que integra uma “rede de relacionamentos” – cada parte fazendo algo pelo todo. É consciência pura!

Se você quer deixar seu corpo em forma, terá de fazer exercícios. Igualmente, sua empresa precisa de treinamentos para ter harmonia e entrosamento. Seus colaboradores – que dão vida à empresa – só irão compreender a realidade de um corpo quando bem preparados para isso. É habilitação. Portanto. Não fique aí parado. Faça um pouco de ginástica e leve a cultura de treinamentos para dentro de sua empresa.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473