25 de nov. de 2007

MARKETING NÃO É ALEATÓRIO NEM ACIDENTAL

ABRAHAM SHAPIRO

“O bom marketing não é acidental. Ele resulta de planejamento e execução cuidadosos. Suas práticas estão sendo continuamente refinadas e reformuladas para aumentar as chances de sucessos. No entanto, quando as pessoas não correspondem – em ações e agilidade – ao que se espera atingir através do marketing, os gastos podem representar grandes perdas no crescimento da organização.

Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou serviço seja adequado a ele e se venda sozinho. Idealmente, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou o serviço disponível”

Estas palavras fazem parte do livro ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING, 12ª edição, que foi considerado nada menos que a bíblia do assunto, de autoria de Phillip Kotler e Kevin Keller.

Muitos podem achar irreal a situação de um produto vender-se por si só. Porém, quando a Sony projetou o Playstation, quando a Gillette lançou a lâmina Mach III e quando a Toyota apresentou o automóvel Lexus, receberam uma enxurrada de pedidos porque haviam projetado o produto certo, com base numa cuidadosa lição de casa de marketing. Estas são situações reais e indiscutíveis.

A lição?... Em negócios, a sorte pode até ajudar. Mas qualquer sucesso repentino, tem no mínimo dez ou quinze anos de planejamento, estudo e esforço.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473