28 de nov. de 2007

TEMPO

ABRAHAM SHAPIRO

Após ter desperdiçado muitos anos da vida, um homem resolveu dedicar duas horas diárias ao estudo de um livro de sabedoria que o ajudasse a desenvolver-se mais como ser humano. Quando um amigo lhe perguntou por que não usava aquelas horas para ganhar mais dinheiro e garantir o futuro, ele respondeu: “Eu tenho que recuperar muito tempo que perdi no passado. Por isso, comecei a estudar para ser, hoje, um homem melhor”.

Será possível recuperar tempo? A resposta é sim. Mas, para entender de que modo fazer isso, é necessário conhecer algumas particularidades do tempo.

Apesar de ser medido em minutos, dias, anos, estes números não são o significado real do tempo.


Tempo não é quantidade, como quase todo mundo pensa.

O tempo em si é vazio. Cabe a nós preenchê-lo com um conteúdo. E de um modo ou de outro, nós fazemos isso. O problema é que nem sempre preenchemos nosso tempo com algo de valor. Como resultado, fica a sensação de uma vida inútil.

Engana-se quem pensa que o tempo é uma força que se opõe à vida. Pois, não é. O que faz a diferença são as nossas atitudes, ou seja, o que praticamos e as escolhas que fazemos enquanto o tempo passa.

A maior oportunidade que temos na vida é o tempo.

Mozart viveu apenas 34 anos e tornou-se imortal. Golda Meir foi primeira-ministra de Israel com 71 anos e, por sua eficiência, é reconhecida como uma estadista.

Pessoas ocupadas têm tempo para tudo. Quanto mais ocupadas, mais coisas fazem.

Portanto, quando você desejar que algo seja feito, peça a uma pessoa ocupada, pois, ela sabe como achar tempo para tudo o que é importante.

______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473