2 de dez. de 2007

DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA

ABRAHAM SHAPIRO

É possível desenvolver liderança? A resposta é sim, desde que se deseje.

O problema está em descobrir quais aptidões deverão ser desenvolvidas. Depois: explorá-las.

Isso é uma chave para o sucesso.

Liderança se define, atualmente, como a capacidade de inspirar e influenciar pessoas. Para influenciar pessoas, é preciso aprimorar as habilidades próprias com disciplina e, sobretudo, ter um entusiasmo verdadeiro nas coisas que faz.

Não canso de repetir nas empresas para as quais presto consultoria que a melhor forma de saber se vale a pena contratar uma pessoa, seja para o alto escalão ou para o chão da fábrica, é fazendo a ela duas perguntas simples: "o que adora fazer na vida" e "o que faz melhor".

Quem não tem paixão por nada que diga respeito aos objetivos da empresa deve ser descartado de cara. Por isso recomendo a quem está atrás de um emprego que, antes de se submeter à maratona de entrevistas, tenha bem claro em mente o que pode oferecer de melhor para o empregador.

Segundo pesquisas feitas nos departamentos de recursos humanos de grandes empresas, essa estratégia resulta em 75% de sucesso para quem pede emprego. Sem o fator entusiasmo, as chances caem a 5%. Achar emprego é uma das maiores angústias modernas. A outra é ganhar mais dinheiro.

O líder verdadeiro investe parte de seu tempo em conhecer-se a si mesmo. E depois, dedica-se a aperfeiçoar suas deficiências. Isto é um autêntico plano de desenvolvimento pessoal.

A lógica deste processo é simples e objetiva. Quem é capaz de construir uma boa obra sobre os alicerces da própria vida, está apto a dirigir uma empresa e levá-la ao sucesso.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473