12 de nov. de 2007

EXECUTAR É MELHOR DO QUE PLANEJAR

ABRAHAM SHAPIRO

Planejar é importante, mas executar é, decididamente, a vantagem que faz diferença.

Um líder empresarial não precisa preocupar-se em mostrar o quanto é inteligente.

Infelizmente, esta é uma prioridade do comportamento de muitos dirigentes cuja desvantagem está em gastar energia que poderia ser investida em produzir resultados.

Não é preciso ser o mais inteligente. Isso é desnecessário. O papel principal de um líder é conseguir fazer as pessoas trabalharem em conjunto e formar uma equipe bem acertada, treinada e com visão otimista de sucesso em suas metas, tendo coragem de dizer “sim” e “não” sempre que necessário.

Não se fixe nos sentimentos das pessoas, mas nos objetivos das tarefas e metas. Mostre a elas que uma equipe precisa ter o “pensamento de equipe” e não buscar os interesses pessoais de cada um. Isto é pensar com a “cabeça da empresa” e não com a sua.

Faça perguntas diretas e busque discernir situações complexas. Exceções são exceções.

Atenda, sim, aos pedidos que contribuem com a missão do grupo. Negue-se a raciocinar no âmbito pessoal e em circunstâncias isoladas. É claro que cada caso é um caso e merece um enfoque próprio no julgamento. Mas todo o tempo recorde-se de que você está articulando uma equipe.

No fim das contas, cada líder precisa ser um psicólogo: estudar o comportamento das pessoas, identificar os pontos fortes de cada uma e ajudá-las a se tornarem melhores.

Não se esqueça: um líder nunca sabe tudo. Se em algum momento ele souber tudo, está na hora de parar.

O plano é um mapa, uma orientação. Mas é importante lembrar que é a bola na rede que dá a vitória a qualquer time. Executar é isso!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473