9 de nov. de 2007

VELHO OU ANTIGO?

ABRAHAM SHAPIRO

A cultura faz enorme diferença nos negócios. Duas palavras bastante usadas em nossos diálogos do dia-a-dia são uma prova disso. As palavras são: antigo e velho.

O dicionário tem coisas importantes a nos revelar sobre elas. A palavra “velho” significa: aquilo que se deteriorou ou gastou pelo uso, desatualizado, obsoleto. “Antigo” significa: algo que existe há muito tempo, que vem de longa data e que se conserva.

Em linguagem de negócios, “antigo” e “velho” só têm em comum o tempo que passou. Mas o resultado atual é diferente. O velho perdeu valor, ao passo que o antigo ganhou valor. É o que ocorre com imóveis no Brasil e na Europa, por exemplo. Após o mesmo número de anos, lá uma obra se torna antiga, enquanto aqui, se torna velha. Por quê isso acontece? É o reflexo do comportamento cultural das pessoas.

Os europeus valorizam a arquitetura, a construção, e por isso, respeitam e conservam os mínimos detalhes. Eles transformam o tempo em história e ganham dinheiro com isso. O governo faz bem sua parte e tem retorno quando envolve a população com informações. Com a reação de interesse das pessoas, a obra se transforma em ponto turístico. Assim, eles fazem da história um negócio e, portanto , ganham duas vezes.

Enquanto isso, quantas obras importantes, maravilhosas e de respeitável conceito estão abandonadas ou sendo depredadas em todos os cantos do Brasil? Tornam-se desprezíveis somente pela falta de visão de quase todos nós.

Velho e antigo. Parecem sinônimos, mas não são. Coisas velhas são descartáveis. Coisas antigas, têm valor. O que faz uma ou outra? Atitude. Aí é que está, de fato, toda a diferença. ______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473