19 de nov. de 2007

O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO?

ABRAHAM SHAPIRO

Você acha que o cliente sempre tem razão? Acha, mesmo?

Se o cliente chegar com um eletrodoméstico quebrado por negligência própria, exigindo que a loja assuma a troca, você acha que ele tem razão?

Se o cliente afirmar que a mercadoria vale a metade do preço, você acha que ele tem razão?

Se o cliente quebrar todos os pratos de sobre a mesa após o jantar num restaurante por tratar-se de uma tradição religiosa, sem ter combinado nada, e recusar-se a pagar, você ainda acha que ele tem razão?

Sejamos honestos: é preciso tomar cuidado com frases de efeito ou chavões usados de qualquer modo. Podem custar caro demais.

Quem tem foco sobre o cliente e busca cuidar de sua felicidade através de uma boa relação comercial, faz de tudo para descobrir quais necessidades ele deseja realizar. Depois de conhecer estas necessidades, dedica-se a satisfazê-las.

Vendas é um ofício para profissionais inteligentes e, acima de tudo, para quem procura aprender o tudo o que é possível a respeito das pessoas, de seus comportamentos e tendências de momento.

Nenhum negócio irá subsistir se o objetivo for dar razão total aos clientes.
Assim, ao invés de dizer que o cliente sempre tem razão, descubra quais são as verdadeiras necessidades e desejos dele e, depois disso, você terá aprendido que o cliente sempre tem SUAS (as dele) razões.

Estas razões poderão estar erradas ou certas. Mas o resultado só depende das circunstâncias e da capacidade de negociação de quem faz a venda.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473