13 de abr. de 2011

TRABALHO E DOENÇAS

ABRAHAM SHAPIRO

Você anda sentindo desânimo, insônia, desinteresse, diminuição no relacionamento estabelecido com os colegas de trabalho, irritação, dores musculares sem motivos aparentes e dificuldade de concentração nas atividades exigidas pelo emprego?

Saiba, então, que depressão e estresse são a segunda causa de afastamentos temporários no País provocados por problemas de saúde, segundo um levantamento do Ministério da Previdência Social.

Ambiente hostil, chefes que gritam e tratam os funcionários mal e agressões emocionais estão por trás de muitos problemas que acabam nos consultórios médicos de todas especialidades. É claro que cada pessoa tem uma maneira de reagir. Mas expostas a agentes estressores, poucas resistem sem apresentar alguma anormalidade. Por isso, quando a pessoa passa mais tempo pensando em situações fora do trabalho em pleno expediente é um bom sinal de que alguma coisa não vai bem.

Não se pode atribuir só ao trabalho o fato de um indivíduo adoecer. A estrutura interna de cada pessoa determina a maneira como ela reage. Há estudiosos que afirmam que a pressão, em alguns casos, pode ser até benéfica. Obriga uma resposta do organismo e do indivíduo. Para alguns, pode ser um estresse, mas para outros a pressão pode fazê-los produzir mais e melhor. Para se manter mentalmente saudável no emprego, é importante sentir-se útil. A produtividade é fundamental para que a cabeça da pessoa esteja bem no trabalho.

Entre o trabalho e a doença, existem as características individuais que definem como será a reação do indivíduo. Observar com atenção os sinais emitidos pelo corpo quando o emocional não vai bem é uma das recomendações médicas para estas situações.

Do lado da empresa, é importante diagnosticar o funcionário adoecido para poder ajudá-lo. E, pensando bem, será melhor afastá-lo por um período, do que mantê-lo na atividade com sua capacidade produtiva comprometida.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473