12 de abr. de 2011

NOVAS UTILIDADES DE ANTIGAS PROFISSÕES

ABRAHAM SHAPIRO

Uma historiadora de 68 anos não queria seguir o caminho mais tradicional da sua profissão: dar aulas. Preferiu contar um tipo diferente de história, a empresarial. Hoje, ela trabalha para grandes corporações que dão cada vez mais importância para esse tipo de trabalho, e emprega 36 pessoas.

Com o mercado de trabalho aquecido, o surgimento de novas tecnologias e a flexibilização nas formas de contratação, nichos de mercado em áreas mais tradicionais do conhecimento, como história, geografia, filosofia e outras estão crescendo e abrindo espaço para profissionais dinâmicos e criativos. E há vantagens, incluindo maior remuneração ou estabilidade.

Conheci um rapaz formado em geografia. Ele me disse que quando entrou na faculdade acreditava que uma das melhores opções de carreira era a de professor universitário. No meio do curso conseguiu um estágio em uma área que até então desconhecia, o geomarketing - técnica que utiliza a localização geográfica para analisar as melhores possibilidades de mercado para uma empresa. O tempo passou, e ele mudou de emprego, mas não de carreira. Quando começou a estudar geografia, diziam que ele tinha dois caminhos: ser professor ou trabalhar com geoprocessamento. Ele descobriu outras possibilidades e sente-se realizado.

A procura por trabalhadores de áreas tradicionalmente práticas com experiência na área administrativa, como professores de educação física, chefs de cozinha e pilotos de avião  é uma forte tendência do momento. O mesmo acontece com pessoas com conhecimento em sustentabilidade. As empresas não olham mais só para o técnico. Elas procuram conhecimento, visão de negócio e competências incomuns.

O máximo aconteceu com um sociólogo. Ao formar-se, e não sabendo o que fazer além de lecionar, cursou um MBA em Marketing, engajou-se numa consultoria, e agora consegue produzir visões que nenhum profissional conseguiria só com o marketing. Suas análises são disputadíssimas - e seus ganhos invejáveis a sociólogos e marqueteiros.

Buscar novas tendências sempre será um segredo. Por isso, se você havia perdido as esperanças em seu diploma, trate de se informar mais e melhor.

Você é útil, e seus conhecimentos também - muito mais do que você  imaginou ou seus professores idiotas lhe deixaram ignorar.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473