5 de abr. de 2011

O FIM DO PATERNALISMO

ABRAHAM SHAPIRO

Pergunta de um leitor: “Recebi uma proposta de emprego, mas estou com medo de que meu chefe use aquela velha frase: ‘Pode ir, mas as portas daqui estarão fechadas para sempre’".

Se esse é seu receio ao encarar uma nova oportunidade, não há motivo para pânico. Especialistas em recursos humanos afirmam que a evolução do mercado para uma realidade "menos paternalista" e a escassez de mão de obra treinada eliminam, aos poucos, a realidade do "nunca mais" para profissionais no País.

Salvo em situações extremas, como demissão por justa causa, nenhum desligamento por iniciativa do empregador fecha as portas. Muita gente sai porque, em determinado momento, a empresa não tem horizontes a oferecer. Em um mercado em expansão, as empresas não podem mais se dar ao luxo de recusar um bom profissional. Portanto, se você estiver interessado em voltar, o melhor a fazer é manter a rede de contatos viva, informar amigos e colegas dos passos profissionais que você deu até agora.

Em vez de usar as redes sociais para escrever ou comunicar abobrinhas e platitudes, uma ótimna saída é você informar seus amigos sobre o que está fazendo profissionalmente. Mantenha-os “por dentro” de suas conquistas tomando o cuidado para não parecer arrogância ou propaganda enganosa.

A seguir, vamos a alguns conselhos importantes para quando você estiver com vontade de estabelecer uma política para retorno a uma empresa onde trabalhou anteriormente.

1. Salário é fundamental. É importante saber seu "preço mínimo" antes do início da negociação de retorno.

2. Não caia em armadilhas. Voltar ao mesmo cargo, pode ser uma ilusão. A troca deve ser sempre um avanço, e não um retrocesso.

3. Memória. Faça uma lista de tudo que incomodava neste emprego antes de você se desligar. Os velhos problemas podem ainda estar lá, à sua espera.

4. Caso você fique muito tempo longe da empresa onde você admirava alguns aspectos da cultura, no retorno eles pode não ser encontrados mais, especialmente se o comando da empresa foi trocado.

Tudo bem. Não tenha medo. Mas apesar dos tempos serem muito favoráveis, faça boas análises antes de dar qualquer passo. É prudente, e por isso, faz bem!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473