26 de abr. de 2011

NOVAS DICAS PARA A HORA DA ENTREVISTA DE EMPREGO

ABRAHAM SHAPIRO

Uma postura ereta, um sorriso sincero e um aperto de mão seguro podem fazer toda a diferença na vida profissional. Controlando suas reações próprias, um candidato pode passar uma boa imagem em uma entrevista de emprego antes de começar a abrir a boca.

Olhar nos olhos é importantíssimo. Demonstra autoconfiança e atenção.

Outro ponto é respeitar o espaço do outro. Você pode falar mais perto de um colega de trabalho, mas tem que manter certa distância de quem você não conhece. Respeite o espaço pessoal alheio.

Você tem de ser você mesmo, sempre, mas com alguns ajustes para que o melhor de si venha à tona. Você pode ser engraçado e passar isso sem perder o ar profissional.

Se você encara o mundo de forma pessimista, obviamente não confia em si mesmo. E isso fica claro para os outros. Por isso, aprenda a ver a metade cheia do copo. Tudo é questão de ponto de vista: quem se apresenta de forma positiva para a vida tende, por exemplo, a participar melhor das sessões de ideias.

Sinta-se confortável na própria pele. O entrevistador usa ferramentas para formar sua primeira impressão, faz um julgamento relâmpago. Se você não estiver à altura, terá de lutar muito para que ele mude de opinião.

Tente se enxergar no dia a dia como se estivesse vendo-se em um filme. Esta é uma prática fabulosa. Analise sua postura. O aspecto mais importante é como as pessoas lhe veem de longe, quando você se aproxima delas. Nossa visão de nós mesmos geralmente não corresponde à dos outros. O vídeo pode ser uma forma de entender como os outros nos veem.

Fique atento às próprias reações. Comece reconhecendo os sinais que envia aos outros. Por exemplo, antes de uma reunião, pare por 20 segundos para analisar sua postura, as expressões e a linguagem corporal. Pratique de forma consciente, pois assim, o controle será inconsciente.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473