ABRAHAM SHAPIRO
“Que negócio é mais lucrativo? Uma casa de açaí ou uma iogurteria? Uma loja virtual ou um site de compras coletivas?”
Não é só o mercado de confecções que lança novas tendências nas estações. Cada época traz inúmeras novidades que enchem os olhos das pessoas com algum capital e desejo de investir. Mas há um perigo por trás disso.
Por mais irresistíveis ou lucrativos, os “negócios da moda” podem também ser uma cilada.
O problema é que muito dinheiro é investido em negócios sem que se tenha conhecimento de mercado, avaliação de tendências ou uma estratégia. Estes são cuidados básicos para se aproveitar ao máximo qualquer oportunidade, e também para torná-la uma referência em um segmento.
Você já deve ter visto aqueles adesivos da ‘família feliz’, que hoje enfeitam carros em todos os cantos da cidade. A ideia surgiu quando a mulher do empreendedor, Germano Spadini, de 31 anos, estava grávida, e ele criou um brasão da família para enfeitar o quarto com o desenho de bonecos representando mamãe, papai e o filhinho. As figuras chamaram a atenção de amigos na maternidade, o que levou Spadini a fabricar e vender adesivos com os bonecos.
No ano passado, as vendas dispararam e o faturamento da empresa dobrou. O sucesso, porém, trouxe com ele a concorrência. Para se diferenciar, Spadini agora fabrica versões personalizadas dos desenhos. Ele também já está se preparando para quando a moda desses adesivos - responsáveis por 70% do faturamento da empresa - passar. Está criando novos adesivos decorativos e investindo em painéis fotográficos.
Toda tendência tem um tempo de maturação e declínio. O público gosta de novidades, então é preciso saber inovar. Uma vez no mercado, o empreendedor precisa conseguir relevância sobre a concorrência. Para isso, ou desenvolve uma estratégia de trabalho diferente das outras ou o produto é que precisa ter algum grau de inovação. Somente assim a empresa se sobressai mesmo não sendo pioneira.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
“Que negócio é mais lucrativo? Uma casa de açaí ou uma iogurteria? Uma loja virtual ou um site de compras coletivas?”
Não é só o mercado de confecções que lança novas tendências nas estações. Cada época traz inúmeras novidades que enchem os olhos das pessoas com algum capital e desejo de investir. Mas há um perigo por trás disso.
Por mais irresistíveis ou lucrativos, os “negócios da moda” podem também ser uma cilada.
O problema é que muito dinheiro é investido em negócios sem que se tenha conhecimento de mercado, avaliação de tendências ou uma estratégia. Estes são cuidados básicos para se aproveitar ao máximo qualquer oportunidade, e também para torná-la uma referência em um segmento.
Você já deve ter visto aqueles adesivos da ‘família feliz’, que hoje enfeitam carros em todos os cantos da cidade. A ideia surgiu quando a mulher do empreendedor, Germano Spadini, de 31 anos, estava grávida, e ele criou um brasão da família para enfeitar o quarto com o desenho de bonecos representando mamãe, papai e o filhinho. As figuras chamaram a atenção de amigos na maternidade, o que levou Spadini a fabricar e vender adesivos com os bonecos.
No ano passado, as vendas dispararam e o faturamento da empresa dobrou. O sucesso, porém, trouxe com ele a concorrência. Para se diferenciar, Spadini agora fabrica versões personalizadas dos desenhos. Ele também já está se preparando para quando a moda desses adesivos - responsáveis por 70% do faturamento da empresa - passar. Está criando novos adesivos decorativos e investindo em painéis fotográficos.
Toda tendência tem um tempo de maturação e declínio. O público gosta de novidades, então é preciso saber inovar. Uma vez no mercado, o empreendedor precisa conseguir relevância sobre a concorrência. Para isso, ou desenvolve uma estratégia de trabalho diferente das outras ou o produto é que precisa ter algum grau de inovação. Somente assim a empresa se sobressai mesmo não sendo pioneira.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473