ABRAHAM SHAPIRO
Tem muita gente por aí dizendo que, no contexto atual da mão de obra, promover funcionários estrategicamente é essencial para a retenção de talentos. Falam que as promoções são fundamentais para mantê-los motivados, diminuir o turn-over, e, conseqüentemente, para que as metas da empresa sejam atingidas.
Parece uma conclusão genial. Mas não é bem isso que se constata na prática.
O que leva um profissional a ser promovido hoje em dia? Dedicação, esforço e bom relacionamento são alguns dos principais motivos. Esta conclusão vem de uma pesquisa com 1350 gerentes, diretores, supervisores, analistas e coordenadores de empresas nacionais e multinacionais do Brasil, publicada há poucos dias.
Dos executivos promovidos nos últimos seis meses, 61% afirmam que a conquista de destaque no trabalho foi a causa principal de subir na carreira. O fato da empresa ter identificado características pessoais de gestão que poderiam ser desenvolvidas pelo executivo aparece em segundo lugar na lista, com 10% das respostas.
Perguntados sobre o que a empresa em que trabalham leva em consideração ao promover um funcionário,
• 30% dos gestores apontam a capacidade gerencial,
• e 21% o perfil comportamental.
• Em terceiro lugar, com 15% das respostas, aparece a capacidade técnica.
• Tempo de casa 2%,
• e investimento do profissional em cursos e treinamentos – pasmem – somente 1%.
O estudo mostra ainda que empresas multinacionais não proporcionam maiores oportunidades de crescimento aos executivos do que as nacionais. Ambas, dentro da amostragem da pesquisa, promoveram na mesma proporção nos últimos seis meses: 33% para cada.
O que fica de um painel como este é uma lição importante para todos os que se importam com sua carreira. Perfil pessoal é decisivo na hora de uma promoção. Não basta mais você somente saber fazer. É preciso desenvolver outras capacidades como liderança, trabalho em equipe e transmissão de conhecimento para se destacar, ou seja, o que ajuda, mesmo, são as famosas e tão comentadas “competências”.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Tem muita gente por aí dizendo que, no contexto atual da mão de obra, promover funcionários estrategicamente é essencial para a retenção de talentos. Falam que as promoções são fundamentais para mantê-los motivados, diminuir o turn-over, e, conseqüentemente, para que as metas da empresa sejam atingidas.
Parece uma conclusão genial. Mas não é bem isso que se constata na prática.
O que leva um profissional a ser promovido hoje em dia? Dedicação, esforço e bom relacionamento são alguns dos principais motivos. Esta conclusão vem de uma pesquisa com 1350 gerentes, diretores, supervisores, analistas e coordenadores de empresas nacionais e multinacionais do Brasil, publicada há poucos dias.
Dos executivos promovidos nos últimos seis meses, 61% afirmam que a conquista de destaque no trabalho foi a causa principal de subir na carreira. O fato da empresa ter identificado características pessoais de gestão que poderiam ser desenvolvidas pelo executivo aparece em segundo lugar na lista, com 10% das respostas.
Perguntados sobre o que a empresa em que trabalham leva em consideração ao promover um funcionário,
• 30% dos gestores apontam a capacidade gerencial,
• e 21% o perfil comportamental.
• Em terceiro lugar, com 15% das respostas, aparece a capacidade técnica.
• Tempo de casa 2%,
• e investimento do profissional em cursos e treinamentos – pasmem – somente 1%.
O estudo mostra ainda que empresas multinacionais não proporcionam maiores oportunidades de crescimento aos executivos do que as nacionais. Ambas, dentro da amostragem da pesquisa, promoveram na mesma proporção nos últimos seis meses: 33% para cada.
O que fica de um painel como este é uma lição importante para todos os que se importam com sua carreira. Perfil pessoal é decisivo na hora de uma promoção. Não basta mais você somente saber fazer. É preciso desenvolver outras capacidades como liderança, trabalho em equipe e transmissão de conhecimento para se destacar, ou seja, o que ajuda, mesmo, são as famosas e tão comentadas “competências”.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473