Para competir com genéricos, drogas para disfunção erétil surgem em novas formas
DUFF WILSON / "NEW YORK TIMES"
Enfrentando a competição por seu "comprimido azul", a Pfizer começou a vender uma forma mastigável do Viagra no México. O produto é chamado Viagra Jet, e a Pfizer diz que poderá vendê-lo também em outros países.
O Levitra, outro medicamento para disfunção erétil, já é vendido em nove países europeus como pastilha que dissolve na boca. A nova forma do medicamento, que é efervescente, é vendida em uma caixa preta, que cabe no bolso, para homens que preferem tomá-lo discretamente, sem água.
O Cialis, vendido há oito anos, está se adiantando às outras drogas graças a duas ideias: uma pílula diária e a "pílula do fim de semana", cujo efeito dura 36 horas.
INOVAÇÕES
Cada vez mais, o mercado busca inovações para competir com os genéricos, que despontam no horizonte com preços mais baixos. Está sendo pesquisada no Brasil uma forma do Viagra com atuação mais rápida.
Enquanto os comprimidos existentes entram no fluxo sanguíneo indiretamente, por meio do estômago, do intestino e do fígado, essa forma entraria mais diretamente, dissolvendo-se no espaço rico em capilares que existe debaixo da língua e aumentando o fluxo de sangue em dez a 15 minutos. A pesquisa envolve a Pfizer.
Outros pesquisadores estão testando novos usos para a droga que a Pfizer afirma não estar financiando.
A Universidade de Boston estuda o Viagra com gel de testosterona em homens dos 40 aos 70 anos.
O Laboratório Teuto-Brasileiro, no Brasil, registrou um aviso de intenção de testar o produto em uma pastilha que se dissolve sob a língua e cujo efeito se inicia em cerca de dez minutos. A Pfizer é dona de 40% do laboratório, mas diz que não iniciou o estudo.