27 de abr. de 2011

AUTODESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

ABRAHAM SHAPIRO

- Sou formado em Administração há um ano – disse-me o jovem com quem puxei conversava no café.

Eu respondi:

-Sei que “é” um administrador. Mas você “está” administrador?

- Como assim? – ele perguntou.

E eu expliquei:

- Que você é formado, eu já sei. Mas após ter-se graduado e conseguido seu atual emprego, o que tem feito pessoalmente para continuar desenvolvendo seus conhecimentos e experiências em Gestão, Marketing, Finanças, e demais áreas que compõem sua qualificação?

Autodesenvolvimento é sinônimo de investir em si próprio. Na prática é: formar-se em um curso e não parar mais de estudar. Não me refiro a inscrever-se em uma pós-graduação ou MBA, mas, a engajar-se na leitura frequente de periódicos, livros e outras iniciativas que são o combustível de uma mente focada na eficácia.

O diploma não é um fim. Na vida das pessoas verdadeiramente bem sucedidas ele é apenas o início de sua vida profissional. Por maior que seja o esforço para conquistá-lo, há um mundo de novidades a se descobrir depois dele – coisas que não foram sequer cogitadas durante a graduação.

Uma pós-graduação ajuda. Mas é diferente do autodesenvolvimento como iniciativa própria de ir em busca de conhecer mais e melhor.

Além de tudo, há o aspecto da disciplina.

A atitude de iniciar um programa de autodesenvolvimento envolve providenciar um lugar em casa para manter uma rotina agradável, com data e hora marcadas para a leitura e o registro das ideias úteis e aplicáveis. Chegando a isso, você terá dado um passo importante. Terá tomado uma decisão que deverá ser alimentada permanentemente a fim de que se torne uma rotina saudável e produtiva. Posso garantir, mantê-la dará a quem optar por ela autonomia, domínio profissional, fluência e diferenciação – coisas que professor ou curso algum tem poder de dar.

Faça por si. Faça você mesmo. Carreira profissional é um prélio, uma luta gloriosa cuja vitória se reserva somente a quem atua com disciplina. E se você não fizer isto por si, quem o fará?
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473