4 de abr. de 2011

FOCO NOS OBJETIVOS PESSOAIS

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 04/04/2011, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos

ABRAHAM SHAPIRO

Chega uma hora que o profissional sente necessidade de crescer na empresa onde está, buscar novas oportunidades fora dela, mudar de área ou até montar o próprio negócio, mas não sabe como começar.

Consultores em recursos humanos afirmam que técnicas alternativas podem ajudar as pessoas a "destravar" a carreira. E eles sugerem: meditação, autoconhecimento, ioga, filosofias positivas ou coaching.

Quem já experimentou, diz que é preciso ter foco e planejamento para mudar, e atesta que essas técnicas motivam. A mais, elas dão apoio aos profissionais para ampliar a capacidade de tomada de decisões. Meditação, por exemplo, sempre é um momento de parada importante para pensar e encontrar respostas a dúvidas nas quais não se concentra no dia a dia.

Pessoas empregadas numa empresa onde tudo só acontecia na base da pressão e do estresse estudaram o lado prático da Filosofia Positiva, e conseguiram resultados incríveis. Descobriram a importância de cultivar bons relacionamentos e entender as pessoas – coisas para as quais não tinham tempo e não davam valor. Agora, elas conseguiram melhorias e se comunicam com mais clareza com os demais.

Uma publicitária optou pelo coaching de autoconhecimento buscando concretizar um sonho antigo: ter o próprio negócio na área de serviços. Conhecendo-se melhor, ela agora está mudando velhos hábitos, revisando orçamentos, priorizando ganhos, dividindo eficientemente seu tempo e trabalhando com metas e prazos preestabelecidos para chegar ao objetivo.

É preciso dizer é que qualquer uma destas opções leva tempo. E exige persistência. Não produzem proventos imediatos.

A razão destes artifícios funcionarem bem na maioria dos casos é que levam as pessoas a entender seus modelos mentais e desbloquear barreiras que as impedem de ter sucesso. Crenças, religiões e hábitos herdados dos pais ou amigos às vezes limitam. Afastar-se das crenças bloqueadoras facilita seguir em frente.

Um bom começo, dizem especialistas, é escrever o seu objetivo em um papel e repeti-lo antes de dormir durante trinta dias seguidos, como uma espécie de mantra. É uma técnica que resolve questões internas importantes, organiza os sentimentos e abre o pensamento para situações até então fora de foco. Vale testar!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473