22 de abr. de 2011

DESCOMPLIQUE!

ABRAHAM SHAPIRO

"Colega de escritório é como família: a gente não escolhe. Então, o jeito é conviver da melhor maneira possível". Esta é uma das dicas do livro “Descomplique! Um guia de convivência e elegância”, recém-lançado pela jornalista e consultora de imagem Vanessa Barone.

Nesta manual de boas práticas, a autora destaca algumas das principais gafes no ambiente de trabalho: do comportamento ao figurino.

Chefe chamar a atenção de um funcionário em público ou falar mal de um subordinado a outro estão entre as situações a serem evitadas a todo custo. Aliás, dispensa qualquer comentário. Só chefes doentes mentais se apegam a esse tipo de comportamento com o fim de obter autoafirmação perante a parte mais fraca, que normalmente é o subordinado.

A autora comenta: "Não é porque é chefe que pode humilhar as pessoas. A bronca ou o puxão de orelha devem ser feitos de maneira educada em um ambiente particular, em que o superior hierárquico possa explicar qual foi a atitude da qual não gostou".

Segundo a consultora, criticar um colega para outra pessoa da equipe ou ficar de cochicho nos corredores também são comportamentos inadequadas ao ambiente corporativo. "Ter problema com alguém é normal, mas isso tem que ser falado diretamente e de maneira educada", diz o livro.

Sobre o figurino, Vanessa aconselha que, em vez do gosto pessoal, prevaleça o código de vestir da profissão. Ela destaca que é possível estar ao mesmo tempo informal e bem arrumado, mas que existem alguns deslizes "imperdoáveis". Chinelo, sandálias rasteirinhas e jeans rasgados são alguns dos itens que entram nesta lista. Roupas sensuais e decotes também depõem contra a pessoa, uma vez que não transmitem profissionalismo.

Outro cuidado a ser tomado em dias de sucesso do Facebook e Twitter é a superexposição nas mídias sociais. O funcionário de uma empresa carrega consigo o sobrenome da empresa. Quando assume posturas questionáveis numa rede social, expõe a si próprio e, de certa forma também à companhia em que trabalha.

Olhe aí a dica: observe e amplie a sua consciência pessoal sobre o que você publica na Internet. Tem muita gente de olho em você.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473