14 de abr. de 2011

DADOS IMPORTANTES SOBRE A BUSCA PELA INOVAÇÃO

ABRAHAM SHAPIRO

Uma pesquisa com mil executivos feita pela gigante americana GE mostrou que na hora de inovar as pessoas são o principal bem de uma empresa. Tanto na média dos 12 países incluídos na pesquisa quanto entre os brasileiros, o principal fator apontado para garantir a constante inovação em processos e produtos foi a contratação de funcionários que não tenham medo de apresentar ideias novas.

No Brasil, as respostas evidenciaram também que o mercado é especialmente carente de ideias inovadoras. Dos cem executivos brasileiros ouvidos pela GE, 89% responderam que existe um "apetite" social pela inovação. Na amostra geral, que inclui vários países desenvolvidos, o porcentual cai para 77%.

Inovar é uma capacidade que exige, acima de tudo, destemor. É buscar fazer coisas de um modo como nunca se fez. Nas empresas com perfil inovador, a busca por profissionais com estas competências é só o primeiro passo para a criação de novos processos e produtos.

Há quem diga ser preciso também criar o ambiente para a criatividade aflorar, pois acreditam na influência do meio como parte importante do despertar de novas visões. Para alguns executivos isto se traduz em horários flexíveis e no respeito às características individuais. Há empresas onde as pessoas podem trabalhar em casa, em uma sala sozinhas ou em um grupo. Cada um pode criar de seu jeito.

Para a principal executiva de marketing da GE, a pesquisa sobre inovação tem a função de validar o direcionamento da empresa em diferentes mercados. No caso do Brasil, o levantamento deixou claro o otimismo da classe empresarial sobre o futuro econômico do País e também o importante papel que a inovação terá nessa expansão. Os executivos estão cientes de que as pessoas criativas são necessárias.

Não se buscam gênios, mas pessoas com capacidade criativa, inquietude e que se interessem por coisas novas. O que se valoriza acima de tudo são os diferentes estilos e pontos de vista sobre a vida. Assim, quem jamais parou para pensar e formular um conceito sobre a vida, nem sequer deu o primeiro passo para integrar um projeto desta monta.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473