18 de dez. de 2007

CARTA ABERTA DE UM FUNCIONÁRIO - ASSUNTO: REUNIÕES E TREINAMENTOS

ABRAHAM SHAPIRO


Prezado Patrão,

Tenha pena de nós. Pare de se achar o tal. Seja mais objetivo nas reuniões com os seus colaboradores.

Acabe com essa mania chata e monstruosa de se autopromover. A quem você acha que engana? Tentar enganar o mundo inteiro pode até ser interessante. Mas enganar-se a si mesmo é perda de tempo. Afinal, que vantagem há em enganar um tolo?

Você deve pensar que o pessoal adora ouvir as coisas que você julga importante!

Alguma vez você buscou um feedback de alguém? Bem, talvez tenha razão em não tê-lo buscado porque não acredito que alguém lhe diria a verdade. É que você tem o poder nas mãos, e todos sabem que você é capaz de impor as maiores torturas quando quer nos forçar a fazer o que acha certo.

Patrão, este assunto é mais sério do que você imagina. Só tomei a iniciativa de escrever porque tornou-se insuportável o seu jogo de lançar um contra o outro entre nós, da equipe. Do bem-estar de todos nós depende o futuro desta empresa, não esqueça. E você adora fazer intrigas. De onde vem isso? Problemas pessoais? Isso tem tratamento,chefe. O que não vale é você continuar fazendo de nós verdadeiros brinquedos com que se diverte. Poderá custar caro para você. Hoje está na moda a tal de ação jurídica por danos morais. É só questão de ter um primeiro por aqui, e você vai se arrepender. Não diga que não foi avisado.

Deixe de ser ordinário em relação aos assuntos e abordagens que discute conosco. Estas reuniões infernais que nos levam do "nada" a "lugar nenhum" deveriam ser mais proveitosas. É muita perda de tempo, tenha dó. Deveria ser como um processo de venda - que você nunca soube fazer. Aliás, você se julga tão bom vendedor! Quando o vendedor só é capaz de salientar pontos óbvios do produto, não irá despertar interesse e muito menos curiosidade no cliente potencial. Mas com a habilidade de mostrar o que há de extraordinário – e sempre há algo muito bom – a situação muda completamente de rumo, e as possibilidades de negócio se abrem. Com ideias ocorre o mesmo.

Patrão, nós somos os seus clientes.

Ponha-se uma única vez no lugar de um de nós. A gente é obrigada a suportar uma ou mais horas de blá-blá-blá vazio e sem nenhum sentido só porque você que se acha o maioral. É terrível, patrão. A gente quer morrer, ou matar o primeiro que cruzar o nosso caminho. Como você quer que nós atendamos bem aos nossos clientes se você nos trata como os soldados do filme "Tropa de Elite"? É bem do tipo: "Pede para sair, desgraçado!"

Aprenda a abordar situações sérias com uma pitada de bom humor. Mas, por favor, não faça piada com as fraquezas das pessoas. Isso é constrangedor. Encare a realidade de que, como líder, você deve ser o exemplo. Mas exemplo positivo. Objetividade, clareza, concisão, assertividade, humor moderado, seriedade equilibrada, bom aproveitamento do tempo, organização, atenção, cuidado com as pessoas, atendimento, honestidade, facilitação, busca de entendimento, questionamento, etc, etc, etc.

Façamos o seguinte: imagine nossos vendedores, por exemplo, fazendo com os clientes o mesmo que você faz conosco nas reuniões. Imagine-os tratando os clientes do modo como você conduz as convenções de vendas da empresa: sem hora para começar, sem programação, marcadas de uma hora para outra. Este é um método infalível de acabar com tudo e formar uma oposição interna e natural contra você mesmo na empresa que é sua. Seja mais político.

Patrão, pelo amor de Deus, revise-se. Comece com um feedback de alguém que não seja um de seus puxa-sacos. Mude. Surpreenda. Faça como os Beatles: “acabe o seu show quando todo mundo estiver adorando e pronto para aplaudir”.

Assinado

Um colaborador que precisa muito do emprego


PS: Só mais uma coisinha. Não se ofenda, por favor. O senhor não entende nada da maior parte dos assuntos em que pretende nos treinar. Treinamento é assunto para profissionais. É muito mais que esta "sopa de ideias" que o senhor tira de revistas e livros com que tenta nos influenciar. Por enquanto, está todo mundo boiando. Mais um pouco e estaremos todos afogados.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473