20 de dez. de 2007

A VENDA E A DISCIPLINA


ABRAHAM SHAPIRO

Pare um instante e pense no quanto o vendedor é importante. O vendedor é muito importante. Nada acontece no mundo dos negócios até que alguém venda algo.

O vendedor vende para que a fábrica produza, o produto possa ser entregue, os salários sejam pagos e o novo sistema de informática seja, então, comprado.

Todos somos vendedores. Você é um vendedor.

Você precisa vender até mesmo quando quer que o banco lhe empreste dinheiro ou o fornecedor estenda sua linha de crédito. Você deve convencer o gerente – ou o fornecedor – de que será capaz de ter um desempenho positivo e, assim, pagá-lo conforme combinado.

Mas o que é preciso saber é que toda e qualquer venda é decorrente de uma disciplina. Não um tipo de disciplina como a militar, do tipo: “faça isso ou vai ter de lavar latrinas”, mas o empenho pessoal para a realização que só pode ocorrer quando há dedicação. É o controle que vem de dentro, e não a obediência a regras vindas de fora.

Não se trata do tédio da disciplina, mas do prazer que ela traz.

Disciplina é o processo diário de focalizar o que se quer e lutar incansavelmente para alcançá-lo. Disciplina de planejar levando em conta todas as variáveis.

É na religião que se tem a disciplina mais próxima daquela a que estou me referindo. Se você reza ou medita todo dia, essa é a disciplina, o ritual que você precisa praticar para ter sucesso em vendas. Com uma boa ressalva: em vendas, você sempre tem condições de fazer o próprio milagre. i>
______________________


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473