7 de dez. de 2007

CONCEITUE SEU NEGÓCIO

ABRAHAM SHAPIRO

Um fabricante de bebidas adquire garrafas plásticas de 2 litros de um determinado fornecedor. Semana passada, este fornecedor atrasou uma entrega. A fábrica de bebidas ficou um dia inteiro parada.

Atualmente, poucas empresas trabalham com estoque de insumos. Por isso, dependem da pontualidade de seus fornecedores. Além de um grande transtorno, este atraso trouxe prejuízos.

Vamos refletir sobre esta situação.

Comecemos pelo princípio básico da venda: “Mercadoria vendida, precisa ser entregue conforme o pedido”. Um buquê de rosas encomendado pelo marido como presente à esposa no aniversário de casamento, terá valor insignificante se for entregue dois dias depois. Este impacto pode ter conseqüências incalculáveis. Neste caso, pode até virar divórcio.

O valor de um produto é uma percepção subjetiva. O fornecedor de garrafas se esquece que o compromisso de entrega de dez mil garrafas em 48 horas não é o mesmo se for entregue em 72 ou 96 horas. Apesar das garrafas serem as mesmas, o cliente se programou para entrega em data específica. Um atraso – mesmo que justificável – pode potencializar problemas ou prejuízos.

O que fazer? Se nessa história você é o cliente, chame seus fornecedores e seja claro a respeito de suas necessidades de prazo. Faça contratos impondo multas em situações extremas.

Se você é o fornecedor: reveja completamente os processos de sua empresa e adote medidas corretivas urgentes. E aprenda a ser sincero. Se você só consegue entregar em 4 ou 5 dias, não prometa que o fará em 2. Isto é suicídio nos negócios.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473