31 de dez. de 2007

EM SE FALANDO DE ÉTICA...

ABRAHAM SHAPIRO

Nunca diga quanto você é ético. É desnecessário dizer. Demonstre sua ética na prática. Se você insistir em falar muito sobre a sua ética pessoal, estará levantando "n" possibilidades de não ser verdadeiro por um simples motivo: as prisões estão lotadas de religiosos, personagens que pregaram e afirmaram ser éticos em casa, no trabalho, para eleitores e para clientes.

Se você acha que precisa provar o que é, use um exemplo de como você desempenhou ou reagiu. Diga a seu cliente potencial, por exemplo, que você quer um relacionamento de longo prazo e não apenas um único pedido. Mas não use a palavra ética. Eu e muitos outros quando a ouvimos especialmente em um contexto de negócios evitamos a pessoa que a proferiu.

Seu grande desafio é dedicar-se a ajudar e a satisfazer as necessidades de seu cliente.

Suas palavras e ações criativas, o modo como você diz e faz, são freqüentemente a diferença entre um sim ou um não. São as diferenças entre conseguir um pedido ou deixá-lo para seu principal concorrente.

Minha experiência tem me mostrado que se você precisa dizer o que é, provavelmente não é.

“Sou honesto”, “sou ético”, assim como “sou o chefe” ou “sou eu quem manda aqui”, geralmente são pensamentos que preenchem a cabeça vazia dos que estão com problemas em ser.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473