4 de dez. de 2007

POR QUÊ VOCÊ NÃO DEVE PEDIR AUMENTO DE SALÁRIO?

ABRAHAM SHAPIRO

Você está querendo pedir aumento de salário? Ouça o meu conselho: "não peça". As chances de sucesso para quem entra na sala do chefe implorando aumento são remotas demais para valer o risco.

Sugiro uma tática que se mostra muito mais eficiente.

Primeiro, aconselho que, ao contrário de esperar por tarefas, você vá atrás delas. Chame para si cada vez mais responsabilidade. A proatividade é um dos mais estimados princípios da organização empresarial de hoje.

Em segundo lugar, recomendo que você tente saber tudo sobre o ambiente em que está inserido, a situação da empresa, as questões que mais angustiam o chefe.

Mais do que nunca, é preciso aniquilar a noção de que salário é uma questão de “forçar a barra” ou negociação do tipo chantagem. O salário precisa ser um mérito, uma conquista. Portanto, não se apresente como um motivo de dor de cabeça, mas como uma pessoa que está na empresa para criar e trazer soluções. Aí, sim, você conseguirá o aumento que deseja. Ele vem como uma conseqüência natural e não como um jogo forçado ou às vezes violento.

O que proponho é uma mudança de hábitos que tem se revelado eficiente tanto no trabalho como nos vários campos da vida. O resumo do que digo é que, no lugar de sentir-se um produto imutável da genética ou um azarado pelo meio em que vive, o indivíduo deve procurar tomar as rédeas da situação, tendo objetivos claros em mente e uma postura ativa.

Se isto não der certo, com certeza nada dará!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473