29 de dez. de 2007

EXEMPLO QUE NASCE DA ATITUDE

por WALTER LUZ

“Bom dia, seu Walter. Tudo bem?” - é a saudação sorridente do segurança de portaria daquele cliente. Da guarita ele aciona o portão para minha entrada ao estacionamento da empresa. Logo desço do carro, ali mesmo, na sua frente, e o cumprimento. Na saída, repito o gesto. Despeço-me apertando sua mão.

Estive nesta empresa várias vezes. Em todas ocasiões fui tratado com cortesia e meu nome lembrado. Ali conheci pessoas, apresentei protótipos, escutei sugestões, ouvi condições e idéias. Nossa inclusão na seleta e rigorosa lista de fornecedores está para acontecer nos próximos dias.

Talvez se possa perguntar: “Que valor o porteiro agrega a este futuro negócio?” Bem, algumas observações cabem ser feitas a respeito. Primeira. Ele tem uma competência digna de ser destacada: lembra nomes.

Todos sabemos que é possível ordenar a um funcionário que trabalhe cinco ou seus dias por semana, que faça horas extras, que se esforce e cumpra regras. Mas não se pode exigir que sua atuação seja excelente, cortês e criativa. Excelência é um compromisso voluntário. Pura e totalmente voluntário. Ter orgulho ou determinação em fazer coisas que a maioria considera desprezível é uma opção pessoal. Quem a faz, está se valorizando e também à empresa.

Qualquer função pode ser grandiosa – mesmo a de um trabalhador simples, cuja obrigação se resuma, tão somente, a abrir e fechar um portão. No entanto, cada colaborador é um centro de lucros ou perdas, independentemente do trabalho que realiza, da faxina à pesquisa de alto nível.

É fascinante notar em minhas andanças quantas pessoas há por aí se dedicando a suas tarefas de modo maravilhoso, como se, realizá-las bem e com esmero, fosse questão de vida ou morte. A paixão leva-os a fazer “bem feito” tudo o que fazem.

Elas despertam em mim o sentimento de que devo ir além, muito além, das minhas limitações próprias e, com entusiasmo, tornar-me lucrativo. Preciso superar hoje o que consegui realizar até ontem – ser mais do que já sou, pois sou o único responsável pelo meu autodesenvolvimento.

Quero dividir com você, prezado leitor, um desejo muito objetivo: transforme seu trabalho em uma oportunidade de fazer algo mais, melhor e diferente, todos os dias.
Lá está o exemplo daquele amigo porteiro que, na entrada ou na saída, faz-me sentir o bem que existe em ser bom: “Até a próxima, seu Walter!”
Walter Luz é profissional de venda e atua no setor de embalagens. Foi treinado em atendimento e serviços por Abraham Shapiro. Contatos: waluz@onda.com.br