18 de dez. de 2007

PORTAS TRANCADAS

ABRAHAM SHAPIRO

Conta-se que o grande mágico Houdini - que era capaz de abrir até mesmo as mais seguras fechaduras, correntes e ferrolhos - foi certa vez desafiado pelo carcereiro de uma prisão que dizia ter uma cela à prova de fuga e dela nem mesmo o mágico conseguiria escapar. Houdini aceitou de imediato o desafio e, depois de escoltá-lo até a cela, o carcereiro fechou a porta, abandonando o mágico aos seus expedientes engenhosos.

Houdini pegou as pequenas ferramentas que sempre carregava e começou a trabalhar na fechadura. Embora ele em geral fosse capaz de abrir qualquer fechadura em quinze segundos, desta vez sentiu-se frustrado. Então pensou um pouco e tentou uma técnica diferente. Quando esta também não conseguiu abrir a fechadura, Houdini começou a ficar preocupado, pensando que afinal talvez tivesse sido derrotado, e começou a trabalhar na fechadura muito febrilmente, mas em vão.

Exausto e frustrado com este fracasso, ele apoiou-se na porta da cela, que imediatamente se abriu! A porta nunca fora trancada!

Muitos problemas que acreditamos existirem na vida ou mesmo nos negócios nos causam medo.

Gastamos tempo e dinheiro para resolvê-los e, às vezes, a busca pela solução demora tanto, que chegamos próximos à sensação de derrota.

Nestas horas, porém, nunca pensamos na possibilidade destes problemas não existirem ou deles serem apenas uma ilusão criada por nossa mente.

A mais prática de todas as lições a aprender desta interessante história é que nem mesmo o grande Houdini poderia abrir uma fechadura que nunca fora trancada. Assim também é hora de saber que não há solução para problemas que não existem.
______________________


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473