13 de dez. de 2007

ACABE COM AS AÇÕES QUE ESCRAVIZAM

ABRAHAM SHAPIRO

Você acha bom que seus funcionários pensem no trabalho vinte e quatro horas por dia? Isto é mau. Eles precisam de descanso quando se afastam do local de trabalho, o que implica em “desligarem-se” de suas funções a fim de se conectar em suas próprias vidas, família e outros itens que dão prazer a eles.

A ordem natural é trabalhar para viver e não viver para trabalhar.

Empresas eficazes descobriram isso há muito tempo. Instalaram academias internas, áreas de lazer e horários flexíveis. Com que fim? Ajudar os funcionários a romperem com a obsessão por aquilo que fazem.

Resultados: foco concentrado, alta produtividade, engajamento e criatividade. Mais que isso é desnecessário.

A transgressão de qualquer ordem natural produz desequilíbrios. Confira o que acorre quando se vive para comer ao invés de comer para viver: obesidade, doenças e perda da qualidade de vida.

Já com o trabalho as conseqüências não são tão evidentes ou imediatas, mas são também negativas e, ao invés de reverterem em mais lucros, elas emperram o crescimento da empresa.

Sejamos honestos. Acorde para a realidade de que o mundo da escravidão já não existe mais. Até máquinas necessitam de uma pausa para manutenção preventiva. As pessoas, mais que isso. O ser humano carece de uma perspectiva positiva de vida para produzir bem. Enganam-se os que imaginam ser um salário à base de horas excessivas e visão exclusiva para o trabalho.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473