2 de dez. de 2007

DIRETORES NO LUGAR ERRADO

ABRAHAM SHAPIRO

Uma pesquisa realizada em 500 das maiores empresas do mundo mostrou que um, de cada quatro diretores-presidentes está no lugar errado.

O motivo? Não reúne as qualidades básicas de um bom chefe. São incompetentes ou prescindem de caráter.

Os incompetentes não têm a capacidade de fazer julgamentos e tomar decisões acertadas. Já os que não têm caráter são tão voltados para o próprio ego e seu projeto pessoal de carreira que deixam de lado um princípio básico da liderança: inspirar os liderados valendo-se de uma conduta moral exemplar.

A força de um líder vem da admiração que ele desperta – e não do medo que inspira.

Uma gestão baseada no medo leva a conseqüências fatais para a produtividade.

Em uma pesquisa feita com 23. 000 executivos nas maiores empresas dos Estados Unidos, apenas 15% disseram ter instituído um ambiente de confiança entre seus subordinados.

Na maioria dos casos, há desconfiança e medo. O resultado disso é desastroso porque os funcionários, inseguros, passam a relatar ao chefe apenas o que acham que ele quer ouvir.

Não é por acaso que 37% dos diretores presidentes admitem saber pouco a respeito do que se passa em sua própria organização. A história mostra que manter o poder pelo medo não funciona no longo prazo. A via da confiança e do respeito são as mais eficientes.

______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473