1 de jul. de 2010

CRESCER OU DESENVOLVER?

ABRAHAM SHAPIRO

Você prefere crescer ou desenvolver? Quando se depara com esta questão no âmbito das decisões empresariais, ou mesmo da vida, ela parece sem sentido, pois, crescer e desenvolver soam como expressões próximas.

Russel Ackoff foi um pensador e sábio do século XX. Suas ideias figuram em livros fantásticos de sua autoria - alguns traduzidos para o português. Ackoff trouxe reflexões importantes para o meio corporativo. Uma delas nos diz que crescimento e desenvolvimento são coisas diferentes.

Os aterros sanitários e os lixões estão crescendo em todo o mundo, mas não se desenvolvem. Os cemitérios também crescem, mas não se desenvolvem. No entanto, Einstein continuou a se desenvolver muito depois que parou de crescer.

Crescer, segundo Ackoff, é aumentar em tamanho e número. Desenvolver é aumentar a capacidade de satisfazer suas próprias necessidades e desejos legítimos, assim como os dos outros. Um desejo legítimo é aquele que, quando satisfeito, não impede o desenvolvimento de ninguém.

Desenvolvimento é aumentar o nosso potencial de futuro.

O nível de desenvolvimento de uma empresa é mais bem refletido nas melhores condições de trabalho que ela dá a seus empregados do que no seu demonstrativo de lucros e perdas.

Uma empresa que fosse inundada por dinheiro, poderia tornar-se mais rica, não mais desenvolvida. Assim também, uma empresa que fosse subitamente desprovida de riqueza, não seria menos desenvolvida. A diferença está no modo como se lida ou como se emprega os recursos – e não se há mais ou menos recursos. Pode-se usar recursos para acelerar o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida, mas eles podem ser mais bem usados para esses fins pelos que são desenvolvidos.

Um indivíduo pode crescer demais. Algumas pessoas e muitas sociedades acreditam que uma empresa também possa. Mas desenvolver é muito superior, é maior, é mais alto e, portanto, mais desejável.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473