14 de jul. de 2010

MOSTRE APREÇO

ABRAHAM SHAPIRO

Mostrar apreço não é o mesmo que fazer elogios. Dizer a alguém que tem um penteado bonito é um elogio. Dizer que gostou do seu trabalho é um sinal de apreço.

Mostre apreço. E torne o seu apreço concreto e específico.

É preferível dizer "Susana, a sua proposta para um novo layout parece muito boa", em vez de "Susana, você trabalha bem".

As pessoas consideram o apreço uma recompensa pelos esforços que fazem. Ficarão encorajadas a continuarem assim e até a melhorar.

Elogiar alguém sem acreditar naquilo que diz é nefasto para a sua credibilidade. O seu colaborador se dá conta disso. E, no futuro, você não conseguirá mais motivá-lo com uma outra observação positiva. Permanecerá a suspeita.

Por outro lado, elogiar demasiadas vezes dilui o efeito do elogio. Mas elogiar raramente também não é desejado. Por isso, o equilíbrio também é o ideal aqui.

Algumas pessoas têm mais necessidade de serem elogiadas do que outras. De um modo geral, quem está em início de carreira dá mais importância ao seu apreço.

Não tenha problemas em elogiar alguém na presença de outros colegas. Isto pode fazer subir o moral geral da equipe. Repreender, sim, deve ser feito sempre em privado.

Impor os seus pontos de vista à equipe não o leva a lado nenhum. Por exemplo. Em vez de: "Não quero que tire férias nesta época", diga: "Gostaria que por esse e aquele motivo estivesse presente para reforçar a equipe". Em vez de: "Você não está fazendo isto como deve", diga: "É melhor fazer desta maneira".

Os seus colaboradores querem objetividade. Eles produzirão melhores resultados com um padrão de linguagem claro. Às vezes é preciso refletir um pouco para converter um "contexto não" de seu discurso para um "contexto sim".

O melhor de tudo é fazer regras como estas tornarem-se  um hábito. E assim você será, além de líder, alguém amado e jamais esquecido pelas pessoas com quem trabalhar.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473