22 de jul. de 2010

A ELASTICIDADE DO TEMPO

ABRAHAM SHAPIRO

O tema de hoje já teve nossas considerações várias vezes, antes. Eu escrevo e sou autor de todos os textos que publico neste blog. De vez em quando sinto necessidade de dar novo enfoque a certos assuntos de que já falei, ou abordá-los desde outra ótica.

Hoje, quero falar um pouco sobre algo que me fascina, e tenho certeza, também a quase todos, senão a todos os homens e mulheres debaixo do céu: o tempo.

O tempo pertence a uma categoria sobre a qual o ser humano não possui controle ou influência. Ele passa, e não nos é possível alterar sua duração, ou fazer que uma hora possua mais ou menos minutos que sessenta.

Entretanto, esta não é uma verdade absoluta, pois, o tempo nos oferece possibilidades e oportunidades que outras coisas não nos dão. Enquanto a influência do ser humano sobre itens que ele controla é limitada, sua influência sobre o tempo, em certo sentido, é ilimitada. Imagine um recipiente muito elástico, em que seja possível aumentar a capacidade de armazenar líquidos em seu interior sem que se rompa. O tempo é assim, como este volume elástico. Ele nos dá infinita capacidade de absorção. Pode expandir-se ou contrair-se, dependendo apenas do modo como o utilizamos.

Podemos preencher o tempo, por exemplo, com conteúdo significativo. Outra opção, mais fácil, até, é deixá-lo vazio. A mesma unidade de tempo pode ser uma infinidade para um, ou nada para outro. Entretanto, sua medida real não é determinada pelo relógio, mas pelo esforço de preenchê-lo com um sentido.

Quero chegar ao ponto de dizer: não deixe sua vida passar ligada apenas ao passado ou futuro. Viva um dia por vez, um dia a cada dia. Assim, todos serão vividos e preenchidos com uma razão.

Correr demais, com voluptuosidade, poderá levar você a se esquecer não só de onde está, onde esteve, mas também para onde está indo.

A vida não é uma corrida. Ela é uma jornada a ser sentida e aproveitada passo a passo no caminho. “Ontem é história. Amanhã é um mistério. Hoje é uma dádiva. E é por isso que o chamamos de presente” .
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473