15 de jul. de 2010

O TÁXI DO GENARO - UMA LIÇÃO DE VIDA E TRABALHO

ABRAHAM SHAPIRO

Conheci um motorista de táxi em São Paulo que se chama Genaro. Ele oferece água mineral, jornal do dia, revistas, ligação local de um celular especial e ar condicionado, sem custo adicional para os clientes.

Os colegas não gostam dele. Dizem que ele é puxa-saco. Mas a maioria deles está reclamando de que as corridas estão ruins e não sabem o que fazer para superar a crise que aflige o setor de transporte individual na metrópole.

O Genaro sai de casa todo dia muito cedo. Com um detalhe: diariamente ele começa  com noventa por cento de sua agenda antecipadamente fechada. Quem o procura são clientes preferenciais com quem ele mantém relacionamento assíduo. Se não pode atender em determinado horário, os clientes optam por mudar seus encontros para não terem de trocar de motorista. Isto é que é fidelidade, o resto é filosofia.

De fato, seus concorrentes tentam provar que de táxi talvez ele não entenda nada. Mas eu posso afirmar, sem dúvidas, que ele sabe tudo sobre clientes e como tratá-los. E isso é o que faz a diferença em assunto de  sucesso nos negócios.

O segredo do Genaro? Não sei se há  um. Se houver,  é algo simples: ele não reclama da vida e age positivamente, sempre adiante.

Uma vez ele confidenciou-me que teve uma adolescência e juventude muito difíceis. Foi explorado no trabalho por um dos tios assim que ficou órfão de pai e mãe. Sofreu muito e por este motivo teria múltiplas razões para cair no fracasso, num vício e consequentemente na derrota.  Mas usando suas próprias palavras: “O passado é passado. Não importa o que fizeram de mim. O que importa mesmo, é o que eu vou fazer com o que fizeram de mim”.

Veja  o que a sabedoria pode fazer na vida das pessoas.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473