21 de jul. de 2010

O ANO SABÁTICO

ABRAHAM SHAPIRO

Começa a virar moda nos ambientes corporativos o Ano Sabático. Se você não sabe o que é, talvez devesse começar entendendo que o shabbat, o sábado, é uma herança Judaica, o sétimo dia da semana, para descanso e reflexão dedicada à alma, a fim de se obter equilíbrio com os outros seis dias em que se dedica ao sustento e afazeres materiais.

O costume de aplicar essa tradição religiosa para melhorar a produtividade das pessoas surgiu nas universidades americanas, no século XIX, onde a licença sabática era concedida com o objetivo de garantir ao professor o afastamento de suas atividades pelo tempo necessário para uma reciclagem profissional.

As empresas tiveram suas primeiras experiências com o sabático nos anos 1950, quando algumas adotaram esse programa para motivar funcionários que se mostravam abatidos e sem perspectiva. Desta forma, as companhias acabaram descobrindo que depois de liberarem seus profissionais para a realização de algum projeto pessoal, eles voltavam bem mais motivados já que ao fim do intervalo é assegurado o retorno ao cargo.

Na gestão de uma carreira, o projeto sabático pode ter duração média de seis meses a um ano. Trata-se de uma decisão conjunta entre a empresa e o profissional, que suspende suas funções normais para dedicar-se a uma atividade que permita refletir e avaliar sua vida profissional e pessoal. Ele adquire experiência, descansa, e volta mais valorizado para o mercado de trabalho.

Um período sabático faz parte dos planos de muitos, mas poucos o colocam em prática por acharem que se trata de algo inacessível – tanto do ponto de vista prático quanto do financeiro.

Como no Brasil quase nenhuma empresa tem uma política com relação ao período sabático, cabe ao funcionário negociar sua vaga ou pedir demissão. Mas é preciso não confundir o sabático com férias. Ele é determinado por um projeto pessoal que nem sempre está ligado ao descanso e ao ócio. O período tem que partir de uma motivação pessoal: seja repensar a vida, resgatar o sonho de estudar algo, trabalhar num projeto social ou até conhecer o mundo. E, diferentemente do que muitos pensam, nem sempre precisa durar um ano.
______________________


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473